Saída de campo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia Nacional da Água

No dia um de Outubro comemorou-se o Dia Nacional da Água, e as Lontrinhas do rio Ovil, não quiseram deixar passar esta data indiferente à comunidade escolar, por isso, organizaram para este dia, uma ida até ao Rio Ovil. Nesta ida, os professores responsáveis e alunos pertencentes ao projecto fizeram captação da água com a finalidade de a analisar, preencheram uma folha de registo da fauna e flora existente numa parte do troço do rio e nas suas margens e seu estado de conservação. Foi uma tarde recheada de novas experiências.
 
 

Da parte da noite, promoveram um fórum intitulado: “A água dos nossos dias, a vida de amanhã”, para a comunidade escolar, com o intuito de sensibilizar a população para importância da água, a qual é cada vez mais um recurso dos mais importantes para a sustentabilidade de um mundo que se advinha. De salientar que, neste fórum, tivemos a participação de individualidades ilustres como: a Vereadora da Formação qualificação e Ensino, Dr.ª Ivone Ribeiro, representante da Câmara Municipal de Baião Dr. João Roseira, Águas do Douro e Paiva; Profº Carlos Alberto, Director do Agrupamento Vale de Ovil; Eng.ª Mariana Cruz, da Biorumo; Dr.ª Raquel Lopes, da Associação Portuguesa Educação Ambiental; Dr. Marco Martins, representante do Projecto Rios e o Dr. Belmiro Ribeiro do Centro de Formação Júlio Resende e alunos: do 11.º D (Elisabete Rodrigues, Rafael Pereira, Sara Barbosa, Ana Silva, Paulo Dinis, Sofia Oliveira, Ana Guedes, Daniela Pinto, Paulo Rodrigues ) e 12º A ( Ana Rodrigues, Cátia Cardoso, Liliana Sousa, Joana Guedes, Francisca Guedes, Maria João Gomes, Sara Lemos e Ana Bárbara Ribeiro ) e do 4.ºA.
Este fórum deu a conhecer a cerca de 120 pessoas presentes no auditório municipal de Baião, a importância do projecto “As lontrinhas do rio Ovil”, deu a compreender o projecto Mil Escolas, a importância da Educação Ambiental nas escolas, estratégias e realidades, a Biodiversidade e o Projecto Rios. Por último, salientou-se a necessidade de formação dos professores orientadores do projecto.

Assistiram a este invento, os presidentes de Junta de São João de Ovil e Loivos do Monte assim como dos Chefes dos Escoteiros de Baião, professores, funcionários e alunos da escola E.B. 2,3 de Baião e população local.
Também foi organizado para o dia dois de Outubro uma outra actividade com vista à melhoria da água do nosso rio, a limpeza de uma parte do troço do Rio Ovil, que contou com a participação de alguns alunos, professores e Junta de Freguesia de Ovil.

Sem comentários:

Enviar um comentário