Atendendo que os problemas fluviais nos preocupam e são poucas as pessoas que contribuem para a sua melhoria. Com este projecto pretende-se implementar algumas soluções para os problemas do Rio Ovil, criar um grupo de alunos responsáveis pela monitorização, observação e identificação da biodiversidade dos ecossistemas fluviais. Pretendemos, ainda, consciencializar a população escolar, a população em geral e as demais instituições para a importância do consumo responsável e consciente da água.
Saída de campo
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Projecto Lontrinhas do rio Ovil
Este projecto está aberto a todos os docentes, funcionários e alunos do meio escolar que nele queiram participar. Envolvendo desde já, todos os elementos do Clube Foto-Jardinagem; Câmara Municipal de Baião; alunos do 1.º ciclo; Bombeiros Voluntários de Baião; Grupo de Escuteiros e Associações Culturais, de Pescadores, Agricultores, Caçadores e População em geral.
Objectivos
Temos como principal objectivo criar grupos de alunos com o intuito de desenvolver um plano de adopção de diferentes troços do Rio Ovil, de modo a adquirirem um olhar atento e aprender a valorizar a importância das linhas de água, através da observação, preservação e vigilância. Realizando-se actividades experimentais relacionadas com o ambiente envolvendo o meio escolar e população envolvente. É de referir que este projecto contribui para o envolvimento e responsabilização de toda a comunidade, fortalecendo valores e atitudes ambientais, baseado na educação para a cidadania e educação ambiental.
Pretendemos desenvolver os seguintes objectivos:- Criar o espírito de cooperação entre os grupos envolvidos e o respeito pelo Ambiente;
- Realizar inspecções regulares;
- Desenvolver a ligação afectiva do espaço ribeirinho à comunidade local;
- Sensibilizar a população através de campanhas de informação e acções de esclarecimento;
- Identificar espécies existentes ao longo do rio;
- Ter um papel activo na defesa do ambiente;
- Consciencializar as autoridades e a população para a importância da protecção da floresta autóctone como forma de preservar a água;
- Incentivar a autarquia e a escola para a adpoção de projectos que sejam impulsionadores para a utilização de “águas cinzentas” para autoclismos
- Promover a utilização das novas tecnologias de informação.
Dia Nacional da Água
No dia um de Outubro comemorou-se o Dia Nacional da Água, e as Lontrinhas do rio Ovil, não quiseram deixar passar esta data indiferente à comunidade escolar, por isso, organizaram para este dia, uma ida até ao Rio Ovil. Nesta ida, os professores responsáveis e alunos pertencentes ao projecto fizeram captação da água com a finalidade de a analisar, preencheram uma folha de registo da fauna e flora existente numa parte do troço do rio e nas suas margens e seu estado de conservação. Foi uma tarde recheada de novas experiências.

Este fórum deu a conhecer a cerca de 120 pessoas presentes no auditório municipal de Baião, a importância do projecto “As lontrinhas do rio Ovil”, deu a compreender o projecto Mil Escolas, a importância da Educação Ambiental nas escolas, estratégias e realidades, a Biodiversidade e o Projecto Rios. Por último, salientou-se a necessidade de formação dos professores orientadores do projecto.
Assistiram a este invento, os presidentes de Junta de São João de Ovil e Loivos do Monte assim como dos Chefes dos Escoteiros de Baião, professores, funcionários e alunos da escola E.B. 2,3 de Baião e população local.
Subscrever:
Mensagens (Atom)